Um Web App que auxilia, por meio de geolocalização, na identificação de pontos de compra e descarte apropriado de materiais na cidade, emitindo alertas sobre cursos e horários da coleta seletiva, disponibilizando dados para contato com iniciativas que atendam a cidade de São Paulo e apresentando informações sobre iniciativas que se relacionem com a cadeia de consumo consciente.

Apresentação de algumas telas do protótipo de alta fidelidade.

Objetivo do projeto:

Ampliar o acesso aos conhecimentos e serviços ligados às práticas de consumo consciente na cidade de São Paulo. Foi criado como projeto de conclusão de curso da Pós-graduação em Arquitetura de Informação e Experiência do Usuário.
O processo:

A partir de um propósito e necessidades pessoais, identifiquei algumas dificuldades em praticar atitudes conscientes no meu consumo diário.

Durante o processo de construção de um tema para o projeto, me deparei com o relatório sobre a Pegada Ecológica da cidade de São Paulo, realizado em 2012 pela WWF em parceria com a consultoria Ecossistemas e a prefeitura de São Paulo e o governo do Estado de São Paulo que diz que a pegada ecológica da cidade é 49% maior que a brasileira e 25% maior do que a do estado de São Paulo.
Através de pesquisa em diversos meios de comunicação como sites, mídias sociais, artigos, revistas, relatórios e aplicação de questionário online sobre hábitos de consumo, reuni informações sobre como outras pessoas se relacionam com seus ciclos de consumo, suas dificuldades, motivações e percepções. Com estes dados em mãos, organizei em dois momentos: compra e descarte. Utilizei mapas de empatia, criação de personas, user stories e jornadas de usuário para organizar os insights sobre as situações de uso e como melhor prover soluções. A partir dessa organização, foi possível determinar as principais tarefas que os usuários poderiam realizar, os fluxos de informação e estruturas de página, partindo para testes de usabilidade em protótipos de média e depois de alta fidelidade.

Como possibilidades futuras, estabelecemos:

• Criação e teste da versão desktop;
• Criação e teste dos outros conteúdos propostos;
• Pesquisa e aprofundamento da lógica do projeto visando contemplar zonas periféricas;
• Pesquisa e desenvolvimento da arquitetura visando o cadastro de iniciativas que atendam a capital.


O projeto está em fase de construção.
Back to Top